quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Lombo ao Vinho na Panela de Pressão

Lombo ao Vinho na Panela de Pressão

O Guloso & Saudável traz hoje uma receita super prática e fácil de fazer! É o Lombo ao Vinho na Panela de Pressão, tem custo acessível para os tempos de hoje, onde a carne bovina é um item de luxo rsrs. A grande vantagem é que a preparação de carne na panela de pressão é ser rápida e até os cortes de segunda (mais duros) ficam super macios e saborosos. Nas minhas receitas sempre gosto de acrescentar algum tipo de legumes, nessa escolhi o milho, pois o tempo de cozimento coincide com o da carne. Essa mistura de temperos ficou com sabor incrível, e claro, super macia! Esta é uma das receitas curinga na cozinha, pois é simples, rápida de preparar, a carne fica macia e agrada a todos. Ainda fica com um delicioso caldo de carne caseiro para outras receitas, eu fiz um truque para diminuir as partículas de gordura. Digo que esta receita é uma opção pouco trabalhosa e saborosa para servir em um almoço Vapt-Vupt ! Bom apetite!

Carne na Panela de Pressão

Categorias: Carnes
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 200 gramas

Ingredientes

  • 1, 8 quilograma: Carne bovina com osso;
  • 1 unidade: Pimentão vermelho;
  • 1 unidade: Pimentão verde;
  • 2 unidades: Cebola cortada;
  • 2 unidades: Milho espiga;
  • 4 unidades: Tomate maduro limpo cz;
  • 1 colher de sopa: Alecrim fresco;
  • 250 mililitros: Vinho tinto seco;
  • 300 mililitros: Água;
  • 6 unidades: Alho dente;
  • 1 3/4 colheres de chá: Cominho moído;
  • 1/4 colher de chá: Pimenta-do-reino;
  • 10 gramas: Pimenta caiena (dedo de moça);
  • 1 1/2 colheres de chá: Sal.


Modo de preparo

  1. Higienize os pimentões, as cebolas, os alhos, as espigas de milho (duas), os tomates, a pimenta dedo de moça e o alecrim (utilizei 2 raminhos). Retire as sementes e fatie os pimentões, esprema os alhos, corte as espigas em quatro, pique a pimenta com as sementes, a cebola e os tomates.
  2. Tempere a carne (utilizei lombo, escolha uma carne com pouca gordura) com o sal, a pimenta do reino, o cominho, misture bem.
  3. Acomode o lombo na panela de pressão, distribua os pimentões, as cebolas, os alhos, os tomates, a pimenta dedo de moça, o alecrim, o milho, junte o vinho e a água, deixe cozinhar por 40 minutos.
Caldo de Carne Caseiro
  1. Deixe esfriar e retire as partículas de gordura, em seguida passe o caldo por uma peneira e por último coe em um coador de pano para café. Rendeu 600 mililitros de Caldo de Carne Caseiro.
  2. Sirva o Lombo ao Vinho na Panela de Pressão acompanhado pelo milho, a macaxeira cozida ou arroz com aletria ou arroz árabe.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 3,1 g Alpha-caroteno: 34,2 μg
Beta-caroteno: 440,3 μg Cálcio: 24,1 mg
Calorias: 312,7 kcal Carboidratos: 11,7 g
Colesterol: 57,9 mg Ferro: 3,7 mg
Fibras totais: 2 g Fósforo: 281,4 mg
Gorduras: 15,9 g Gorduras monoinsaturadas: 6,7 g
Gorduras poliinsaturadas: 1 g Gorduras saturadas: 6,3 g
Licopeno: 868,9 μg Magnésio: 47,2 mg
Niacina: 5,7 mg Potássio: 669,3 mg
Proteína: 27,6 g Selênio: 22,2 μg
Sódio: 377,2 mg Vitamina A: 849,7 IU
Vitamina B12: 3,6 μg Vitamina C: 28,8 mg
Vitamina K: 3,3 μg Zinco: 4,6 mg
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial. Veja o post original publicado pelo Guloso e Saudável: Lombo ao Vinho na Panela de Pressão
O Guloso & Saudável traz hoje uma receita super prática e fácil de fazer! É o Lombo ao Vinho na Panela de Pressão, tem custo acessível para os tempos de hoje, onde a carne bovina é um item de luxo rsrs.
A grande vantagem é que a preparação de carne na panela de pressão é ser rápida e até os cortes [...] Veja o post original publicado pelo Guloso e Saudável: Lombo ao Vinho na Panela de Pressão

Fonte: Guloso e Saudável
Categoria: Carnes
Autor: Guloso e Saudável
Publicado em: 28 Oct 2014 11:20:23
Ler mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário