quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Saiba Mais Sobre o Alho

Saiba Mais Sobre o Alho

Além de combater infecções, o alho auxilia a proteger o coração!

O alho (Allium Sativum.) é um dos temperos mais utilizados do mundo. Pode não gostar muito do alho pelo aroma ou pelo sabor mas não deve ignorar os benefícios à saúde! Saiba Mais Sobre o Alho lendo o artigo. A alicina é responsável pelo sabor forte característico do alho e pelo mau hálito que surge após consumi-lo, mas também a alicina é um princípio ativo presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais.

Saiba Mais Sobre o Alho Desde a Idade Média o consumo de alho tem sido de forma empírica associado ao fortalecimento do sistema imunológico e à prevenção de doenças cardiovasculares. Tudo indica que o alho é oriundo da Ásia, como é apontado em estudos e chegou ao Brasil com os portugueses. Até hoje o alho continua a fazer sucesso, pois entra no preparo de uma grande maioria das receitas salgadas e é considerado um tempero universal, é  encontrado em receitas culinárias do mundo inteiro. Continue a ler o artigo e Saiba Mais Sobre o Alho!
Saiba Mais Sobre o Alho, principais nutrientes
  • O alho é considerado um super alimento, pois é composto por inúmeros nutrientes, como vitaminas, sais minerais (Potássio, Selênio, Germânio…) e aminoácidos. Possui nutrientes capazes de estimular o sistema imunológico e prevenir doenças cardiovasculares.
Variedades
  • Existem cerca de 500 tipos de alho e um dos mais curiosos é o alho negro, que é um alho comum, em que a cabeça foi fermentada durante 21 a 30 dias em uma estufa com temperatura e umidade constantes, assim adquire a cor negra. Tem sabor frutado e adocicado.
  • Os tipos de alho diferem em relação a: tamanho, cor, forma, sabor, número de dentes por bulbo, acidez… Tipos de alho mais conhecidos: rosado, silvestre, alho-poró, alho-do-mato, asiático, crioulo, listra roxa, porcelana, rocambole
Como Escolher
  • Prefira as cabeças de alho redondas e cheias, nunca escolha as com dentes soltos, moles ou murchos. A parte externa deve estar intacta, sem manchas e os dentes devem ser graúdos. Se possível compre somente a quantidade suficiente para uma semana.


Saiba Mais Sobre o Alho
Como Conservar
  • Guarde o alho em local fresco, seco e arejado. Pode conservar os alhos com azeite ou óleo na geladeira, obtém-se um azeite aromatizado, que pode ser usado para temperar saladas e carnes.
Dicas de Preparo
  • Para facilitar retirar a casca do dente de alho, pode usar uma faquinha, achatar o dente com uma faca, ou deixá-lo de molho em água por alguns minutos.
  • Há quem goste de um sabor mais suave o ideal é usar o dente inteiro na preparação, para sabor mais forte utilize amassado ou triturado.

Saiba Mais Sobre o Alho, benefícios para a saúde

  • Pesquisadores da University of Missouri, USA, divulgaram um estudo no site Daily Mail e concluíram que o alho oferece proteção contra o envelhecimento e ajuda a prevenir doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson.
  • Um estudo feito na University of Missouri, USA, descobriram que as pessoas que tomam extrato de alho, tiveram a progressão do acúmulo de placas em suas artérias retardada em 50% em comparação com pessoas que não tomam alho.
  • Outro estudo realizado pela Universidade de Brasília (UNB), Brasil, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), revelou que a alicina (componente do alho) auxilia no controle das taxas do colesterol e diminui o risco de infarto agudo no miocárdio.
  • Estudo publicado na revista Clinical Nutrition Journal demostrou os efeitos do extrato de alho no sistema imunológico, na redução da gravidade dos sintomas de gripes e resfriados.
  • Em estudos laboratoriais, verificou-se que o alho contém outros nutrientes que proporcionam ação expectorante, antisséptica, bactericida e anticoagulante benéficos à nossa saúde.
  • Existe unanimidade ao se concordar que o consumo do alho in natura leva vantagem, não existe dúvida que seus efeitos são menores nas preparações em pó, molhos ou nos temperos prontos.
Quanto consumir de alho
  • Os benefícios do alho são reconhecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil e pelo FDA (Food and Drug Administration, USA, órgão que controla as drogas e alimentos), mas não há um consenso sobre a quantidade diária a consumir.
  • Outros órgãos internacionais, como o Ministério da Saúde do Canadá (Health Canada) e a Agência Federal de Saúde Alemã (Federal Ministry of Health, Germany), indicam o consumo de 4 gramas de alho, 1 alho in natura por dia ou 8 miligramas de óleos derivados.
Saiba Mais Sobre o Alho
Guloso & Saudável Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Salvar Veja o post completo publicado pelo Guloso e Saudável: Saiba Mais Sobre o Alho
Além de combater infecções, o alho auxilia a proteger o coração! O alho (Allium Sativum.) é um dos temperos mais utilizados do mundo. Pode não gostar muito do alho pelo aroma ou pelo sabor mas não deve ignorar os benefícios à saúde! Saiba Mais Sobre o Alho lendo o artigo. Veja o post completo publicado pelo Guloso e Saudável: Saiba Mais Sobre o Alho

Fonte: Guloso e Saudável
Categoria: Artigos
Autor: Guloso e Saudável
Publicado em: 21 Sep 2016 13:15:45

Nenhum comentário:

Postar um comentário