quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

Qual é o melhor o branco ou o roxo?

Nativo da Ásia Menor, o repolho é uma crucífera descende de um ancestral selvagem comum a outros vegetais como a couve, a couve-flor e os brócolis. Saiba mais lendo o artigo Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes! As crucíferas em geral são conhecidas pelos bons teores de substâncias antioxidantes. Acredita-se que o repolho chegou à Europa por volta de 600 a.C., trazido nômades de celtas. O cultivo do repolho disseminou-se pelo Leste Europeu, por paises como Alemanha, Polônia e Rússia, e tornou-se um ingrediente de grande aceitação, muito presente na culinária típica de inúmeros países.

Salada Fria de Repolho Roxo – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Uma das receitas mais famosas é o repolho fermentado (sauerkraut ou em francês choucroute, aportuguesado em chucrute) que se popularizou com os navegadores alemães e holandeses, que preparavam o vegetal dessa forma. O repolho era uma forma suprir a tripulação com vitamina C para não contraírem escorbuto. Os Padres da Companhia de Jesus em 1549 iniciaram o plantio de hortaliças no Brasil como: alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, inhames… Continue lendo o artigo Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes!
Repolho saiba mais
Variedades mais consumidas
  • Existem centenas de diferentes tipos de repolhos, sendo duas as variedades mais populares.
  • Os repolhos são comumente classificados de acordo com a forma da cabeça e a cor das folhas.
  • O repolho branco (verde) tem cabeça densa que pode ser redonda, chata ou pontuda, e as folhas são brancas (verdes).
  • O repolho branco possui maior quantidade de betacaroteno, provitamina A, que previne doenças como a catarata, e é rico em ácido fólico.
  • O repolho roxo é redondo ou com cabeça achatada, tem as folhas vermelhas ou roxas. Esta variedade é mais rica em nutrientes e substâncias antioxidantes.
  • O repolho roxo tem alto teor de antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho tinto. O roxo também contém o dobro de Fósforo, e mais Selênio e vitamina C.
Como escolher
  • Escolha repolhos firmes e pesados. As folhas devem estar bem fechadas. Se estiver com muitas folhas soltas, o repolho não está em perfeito estado de conservação.
  • As folhas externas não devem apresentar manchas escuras e a cor deve ser viva, a parte central externa deve ser firme e clara, se esta mole e escura o repolho está velho.
  • Evite comprar repolhos pré cortados, pela metade ou desfiado, desde que cortado, começa a perder vitamina C.
Como conservar
  • O repolho permite uma conservação maior que muitos outros vegetais.
  • Descarte as folhas murchas e guarde, em um saco de plástico, na gaveta da geladeira, conserva-se por até 15 dias.
  • Se o repolho estiver parcialmente cortado, envolva em filme plástico e conserve na geladeira. Após cortado, perde rapidamente vários nutrientes, como a vitamina C, por isso deve ser consumido em cerca de 3 dias.

Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes

  • Tem como vantagem ser um alimento barato, muito nutritivo e que pode ser utilizado de diversas formas. Em épocas de escassez de alimentos, ele foi a base de alimentação em vários países da Europa!
  • O repolho é uma boa fonte de vitamina C, é também rico em vitamina A e B6, possui substâncias antioxidantes.
  • Os vegetais da família das crucíferas, como o repolho, contêm antioxidantes que podem reduzir o risco de vários tipos de câncer.
  • O consumo de crucíferas frequente é associado à menor concentração do aminoácido homocisteína, no sangue. A alta concentração sanguínea desse aminoácido é fator de risco para doenças cardiovasculares.
  • Os carotenoides encontrados no repolho, como beta caroteno, luteína e zeaxantina são substâncias antioxidantes que, além de proteger de câncer, diminuem o risco de doenças oculares.
  • A vitamina C tem ação antioxidante, protege o organismo de infecções e facilita a absorção de Ferro.
  • A vitamina B6 entre outras funções é importante para o funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico.
  • A vitamina A protege o sistema de defesas do organismo e a saúde dos olhos.
Estudos científicos
  • Um estudo da Georgetown University, Washington, USA, comprovou que um composto encontrado no repolho e outros crucíferos conhecido por (DIM) tem sido eficiente em proteger dos efeitos prejudiciais da terapia de radiação.
  • Estudo científico realizado na University of Missouri, Columbia, USA, descobriu a apigenina, um flavonoide raro que faz parte de repolho e proporciona efeitos anti-inflamatórios.
  • A Medical School – University of Minnesota, USA, realizou testes onde comprovou que substâncias químicas encontradas no repolho, brócolis e couves penetram nas células vivas e travam a progressão do câncer.
  • Estudo  publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry concluiu que chucrute (repolho fermentado) é um inibidor câncer. A fermentação de repolho produz uma substância, o isotiocianato, que impede o crescimento do câncer.
  • A cor vibrante do repolho roxo é devida a substâncias conhecidas como antocianinas, que são flavonoides. Um estudo da Universidade de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil, concluiu que a administração de antocianinas é capaz de reverter altos níveis de ansiedade e deficit de memória.
Repolho dicas de preparo
  • Se notar sinais de vermes ou insetos, que eventualmente aparecem no repolho, mergulhe-o em água salgada ou água de vinagre por cerca de 15 a 20 minutos.
  • Ao cozinhar o repolho roxo, acrescente algumas gotas de vinagre ou de limão à água do cozimento para manter a cor viva das folhas.
Ideias para servir e receitas com repolho
  • O repolho pode ser consumido cru (cortado em tiras), refogado, em sopas, saladas ou sucos.
  • Aproveita melhor os nutrientes se o comer cru, cortado em tiras bem finas ou cozinhado levemente.
  • Pode ser temperado com vinagrete ou outros molhos (receitas no link) usados em saladas.
  • O repolho também pode ser refogado e acrescentado a sopas e cozidos de carnes e legumes.
Salada de Repolho Roxo, Damasco e Abacaxi


Salada de Repolho Roxo, Damasco e Abacaxi
Repolho Crocante ao Creme


Repolho Crocante ao Creme – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Salada de Repolho Tropical


Salada de Repolho Tropical
Salada de Repolho Agridoce


Salada de Repolho Agridoce
Salada no Abacaxi com Repolho Roxo

Salada no Abacaxi com Repolho Roxo
Salada de Agrião com Repolho

Salada de Agrião com Repolho – Repolho: Conheça os Benefícios e Nutrientes
Repolho ao Leite de Coco

Repolho ao Leite de Coco
Salada de Repolho Refogado

Salada de Repolho Refogado
Salada de Repolho e Cenoura

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Fonte: Guloso e Saudável
Categoria: Artigos
Autor: Guloso e Saudável
Publicado em: 09 Nov 2016 07:50:35

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